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O projeto tem por objetivo desenvolver um sistema de computação urbana para o monitoramento do meio ambiente a partir de dados coletados e informados por cidadãos de forma espontânea e voluntária. O sistema será alimentado por uma Rede de Sensoriamento Participativo (RSP) que poderá ser formada dezenas de milhares de cidadãos, gerando dados de forma contínua, o que resultará em uma grande massa de dados que deverá ser processada e analisada para fins de tomada de decisão e de planejamento da cidade. Um cidadão, munido de um dispositivo móvel padrão (smartphone, tablet ou notebook), poderá registrar a coleta dados do ambiente que realizar através de algum sensor ambiental (por exemplo, um medidor de condutividade elétrica na água) e também poderá visualizar indicadores referentes ao meio ambiente (por exemplo, o nível de poluição da água devido à presença de sais). Um gestor ambiental também poderá visualizar esses indicadores, usando um computador pessoal que tenha boa capacidade de interface gráfica; isso permitirá uma visualização mais rica em informação para fins de tomada de decisão. Deve-se atentar que gestor ambiental é simplesmente o papel de uma pessoa que interage com o sistema, e não necessariamente um funcionário do setor público. Ou seja, qualquer cidadão poderia, a princípio, ter acesso ao sistema no papel de gestor ambiental. O servidor armazenará todos os dados coletados pelos cidadãos, fará o processamento dessa grande massa de dados e aplicará algoritmos de análise que permitirão concluir sobre a evolução de indicadores de qualidade de recursos do meio ambiente. O armazenamento, o processamento e análise dos dados poderá ser feito sobre um plataforma distribuída à medida que o volume de dados assim o exigir.