O aumento do número de ocorrências de enchentes, bem como outros fenômenos meteorológicos graves, vem reforçando a importância de redes de telemetria para a obtenção do histórico e informações que auxiliam na previsão destes fenômenos. Este trabalho inicial poderá auxiliar na construção de novas estações de baixo custo e com novas facilidades, viabilizando a ampliação das atividades de monitoramento ambiental. O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma solução de telemetria via rádio para uma estação de monitoramento de enchentes e de qualidade da água em rios, contemplando a solução via rádio, uma placa de aquisição de dados de sensores analógicos de informações e a armazenagem destas informações em uma unidade remota conectada à rede TCP/IP. Para o atendimento deste objetivo será realizado um estudo comparativo entre opções de tecnologias de redes de telemetria via rádio. Serão avaliadas diferentes opções e soluções, considerando tanto critérios de desempenho técnico, de usabilidade, financeiros e operacionais. A equipe para a realização deste projeto é formada por Doutores e Mestres que atuam em diversas áreas de conhecimento, permitindo uma avaliação das soluções em diferentes dimensões. A execução deste projeto envolverá professores Doutores e Mestres, estudantes dos curso de pós-graduação, de mestrado e de especialização, bem como estudantes dos cursos de graduação e bolsistas de iniciação científica.