As cirurgias cardíaca para a substituição da Valva Mitral é um procedimento cirúrgico delicado e se caracteriza pela retirada do tecido da Valva e sua substituição por uma prótese mecânica. O processo de substituição envolve o dimensionamento do diâmetro do ânulo valvar onde será ancorada a prótese. Este ânulo é determinado durante o procedimento cirúrgico, no ato de substituição da mesma. O planejamento cirúrgico feito por intermédio de imagens de Ressonância Magnética (RM) não são capazes de estimar adequadamente o diâmetro da prótese a ser usada. Relevância: A prototipação impressa 3D da imagem de RM pode reduzir significativamente o tempo do procedimento cirúrgico uma vez que permitirá ao cirurgião, em seu planejamento, estabelecer com rapidez o diâmetro correto da prótese a ser utilizada no procedimento e reduzir significativamente o tempo para a seleção e preparo da mesma. Objetivo: Este trabalho terá como objetivo o desenvolvimento de um prototipador para impressão 3D de imagens de RM do coração, cuja a finalidade é o planejamento cirúrgico de troca da Valva Mitral. Método: Será proposta uma abordagem computacional 3D para a segmentação, a modelagem das imagens de Ressonância Magnética (RM) do coração e a posterior impressão 3D do modelo, a fim de permitir ao cirurgião estimar antecipadamente o diâmetro da prótese a ser usada no procedimento cirúrgico. Resultados: Como Resultado espera-se a criação de uma App capaz de ler um arquivo DICOM de um exame de RM do coração, efetuar a segmentação 3D do coração ou da parte relevante para o planejamento cirúrgico e a posterior impressão 3D do protótipo criado.