O projeto PAEP2 (Processamento Automático de Endereços Postais) tem como objetivo geral a consolidação e elevação da qualidade do grupo de pesquisa. Para esse fim, o projeto prevê a pesquisa e o desenvolvimento de um sistema de processamento e reconhecimento de endereços postais em envelopes fornecidos pela ECT do Brasil, usando os conceitos de Processamento de Imagens e de Reconhecimento de Padrões. Projeto Financiado pe CNPq - PROCESSO : 550965/02-5 De forma geral, as atividades do PAEP estão centradas nas seguintes áreas : Formação de Recursos Humanos: o PAEP visa promover a formação de recursos humanos de qualidade através do ensino e da pesquisa, criando condições para elevar a qualidade do ensino em nível de graduação e pós-graduação na PUCPR. Informática: o projeto visa pesquisar, implementar e avaliar um sistema de processamento e reconhecimento automático de endereços impressos ou manuscritos a partir de imagens de envelopes postais fornecidos pela ECT. Para tal, as mais recentes técnicas disponíveis na literatura especializada sobre pré-processamento, segmentação e reconhecimento de palavras e cadeias numéricas, impressas ou manuscritas, serão avaliadas.