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Parecer ou opinião sobre um determinado manuscrito. No entanto, tais características estão sujeitas, em sua grande maioria, às inferências de quem as utiliza como parâmetros. A definição de métricas para tais parâmetros se torna uma tarefa árdua tendo em vista a diversidade das características envolvidas. As semelhanças de escrita apresentada por indivíduos ou grupos de indivíduos que foram ensinados através do mesmo sistema de escrita ou em sistemas semelhantes, são conhecidas como classe de características. Estas características podem ser bastante diferentes em relação a outros grupos, mas consistente dentro do mesmo. Um bom exemplo de classe de características encontra-se no idioma usado pelo escritor questionado e no seu estilo literário. As classes de características podem servir para reduzir a procura quando se compara um escritor questionado com os padrões de vários escritores diferentes. No entanto, elas não proverão uma base formal para uma identificação definitiva. Porém, a falta de uma classe de características comuns pode levar à dissociação do escritor do material questionado. A simples inserção de uma classe de características pode identificar um grupo de escritores, mas não um indivíduo. À primeira vista, tanto a classe de características individuais com o grupo de indivíduos, conduzem a acreditar que a escrita de cada indivíduo será sempre distinta dos demais. Isto não é totalmente verdade, pois podem existir similaridades tanto em letras ou em palavras, quanto no estilo de escrita produzida por diferentes escritores. Tendo em vista a complexidade do problema em questão, em 2005 foi proposto um projeto ao Edital Universal, intitulado "Grafoscopia e Analise de Estilo Literário em Documentos Questionados", o qual tem como objetivo principal desenvolver estudos de base na busca de soluções computacionais fundamentadas na análise de imagens digitais de manuscritos e do estilo literário do escritor. As soluções têm como objetivo auxiliar na analise gráfica